Como Integrar Equipe de Vendas e Marketing Digital
- Por Pedro Berto
- Sobre Marketing Digital
- 0 Comentário
“Quando as equipes de vendas e marketing trabalham juntas, as empresas obtêm taxas de retenção de clientes 36% maiores e taxas de ganhos de vendas 38% maiores”.
Essa declaração está em um estudo em https://www.marketingprofs.com/.
À medida que empresas de todos os setores se tornam cada vez mais digitais, as equipes de vendas podem se beneficiar da compreensão dos principais termos e conceitos de marketing digital, que podem ser aplicados à estratégia de vendas e técnicas de vendas.
Por isso vendas e marketing devem trabalhar juntos para envolver os prospects e e seus clientes desde o início de sua jornada de intenção de compra, apoiando-os na forma de mensagens, conteúdo e outras ferramentas.
Varejo omnichannel
De acordo com a Harvard Business Review, 73% de todos os clientes usam vários canais durante sua jornada de compra. Somente quando o cliente tiver reunido o máximo de informações possível de uma variedade de fontes para apoiar sua decisão de compra, ele decidirá comprar de um varejista.
O conceito omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores. Essa tendência é uma evolução do conceito de multicanal, pois é completamente focada na experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca, esteja o cliente comprando online em um dispositivo móvel, laptop ou em uma loja física.
O marketing omnichannel combina o uso de sites, e-mails, publicidade, mídia social e locais físicos para cercar um cliente individual com ofertas, produtos e mensagens personalizadas. A grande idéia é que em omnichannel, cada interação com o cliente agregue valor a experiência geral de seu produto e marca.
Essa prática torna a jornada do comprador mais fácil e agradável porque os indivíduos são direcionados para coisas nas quais já estão interessados. Isso, por sua vez, leva a um maior envolvimento do consumidor, maior ROI e mais tráfego!
Como isso se aplica às vendas?
Os vendedores também lutam para se apresentar de forma consistente em vários canais; seja um discurso de vendas pessoal ou simplesmente uma postagem no LinkedIn. É bom lembrar que LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram são os canais sociais mais populares para vendas sociais, mas isso não significa que você precisa fazer todos eles ou apenas fazer isso. Se o seu público está no SnapChat, explore isso. Se o seu público não está no Twitter, não perca tempo criando conteúdo em um canal onde o seu público-alvo não verá.
Um estudo recente do CSO Insights mostrou que apenas um terço das organizações adapta efetivamente seu conteúdo aos setores que visam. Isso significa que vendas e marketing ainda têm muito trabalho a fazer na colaboração, segmentação e personalização de conteúdo.
Criar conteúdo que as equipes de vendas possam usar em suas propostas e em todo o processo de vendas é um bom começo para a estratégia de capacitação de vendas. As equipes de marketing e vendas precisam ter uma conversa contínua sobre a conversão de leads – o que está funcionando, o que não está, para quem está trabalhando, etc.
Torna-se muito importante fazer reuniões periódicas para discutir novas estratégias, revisar os resultados das campanhas atuais e aprender mais sobre os processos de cada equipe. Reflita com a equipe as seguintes questões:
Estou representando a missão da minha empresa de maneira adequada e coesa?
Estou vendendo em todos os lugares em que meus clientes navegam?
Estou usando uma combinação de telefone, e-mail, mídia social e rede pessoal?
Lembre-se de que o objetivo da venda não é conseguir apenas vender, mas construir relacionamentos significativos. Utilize essas práticas recomendadas para obter informações sobre seu público-alvo, nutrir leads e, por fim, gerar vendas.
