Como se comunicar com os clientes em tempos de crise
- Por Pedro Berto
- Sobre Liderança
- 0 Comentário

O atual surto de COVID-19 é uma crise global e uma oportunidade para nos envolver e cuidar de nossas relações comerciais e de amizade que temos com nossos clientes.
Será necessário entender as particularidades de cada empresa para de uma maneira empática criar vínculos que vão além das relações profissionais. São tempos difíceis, mas que podem agregar valores se entendermos a verdadeira parceria que temos desenvolvido durante os anos de convivência. Em tempos de crise são esforços como esses que criam conexões duradouras como os nossos clientes para atender sempre às suas necessidades.
Aqui estão cinco dicas para ajudá-lo a formular um plano de ação que ajudará a construir confiança e reforçar os valores da marca de sua empresa.
Concentre-se em construir e manter relacionamentos
Seja proativo em suas comunicações. Deixe seu público saber que você está lá para tratar de quaisquer preocupações que possam ter durante esse período e explicar como você está adaptando sua empresa à situação atual. Mensagens enviadas por e-mail pode ser uma boa forma de interagir e deixar claro sua conduta de cuidado e ética.
Com tantas diretivas em todo o mundo para permanecer em casa, precisamos agora direcionar os clientes para ofertas online. Seus clientes contam com você ainda mais do que o normal durante uma crise. Não faça com que eles busquem as informações necessárias – traga-as para eles.
Revise todo o fluxo de mensagens, incluindo mídias sociais, e-mails promocionais e transacionais, notificações e SMS, para identificar as comunicações que precisam pausar ou mudar como resultado da situação.
Cuide de seus clientes atuais
Mostre que você se importa. As pessoas buscam conexão em tempos de incerteza. Ajudar os clientes a aperfeiçoar suas soluções atuais, oferecendo complementos ou apresentando-lhes componentes complementares, ajudará a reforçar seu relacionamento com eles.
Acima de tudo, assegure-se de que sua empresa é aquela com a qual eles deveriam lidar. Nesse caso o e-mail é o melhor meio de comunicação porque você gasta muito pouco tempo para personalizar sua mensagem.
Não desista de seus clientes potenciais
Continue investindo no marketing de uma forma geral com mensagens claras e tendo em mente as mudanças de comportamento do consumidor. Com isso você pode conquistar clientes em potencial que estiveram em cima do muro ou mesmo que tenham feito negócios com seus concorrentes.
Avalie seu plano de marketing atual
Os canais que você usa atualmente ainda fazem sentido? Avalie qual canal pode oferecer o melhor ROI. Nem é preciso dizer que você precisa examinar os dados para ajudá-lo a determinar onde deve concentrar seus esforços de marketing digital. Os vários canais de marketing digital funcionam de forma diferente entre si e, por isso, proporcionam resultados diferentes.
Inove seu portfólio de produtos
Temos como adaptar rapidamente nosso portfólio de produtos para fornecer bens que são necessários com urgência? Ao buscar essa abordagem, as empresas podem usar seus pontos fortes para fornecer produtos essenciais, mesmo que esses produtos estejam fora de sua oferta de produtos atual.
A maioria dos processos de desenvolvimento de produtos tem mais ou menos os seguintes estágios:
- Geração de idéias;
- Desenvolvimento de conceito;
- Desenvolvimento de produto;
- Lançamento.
Uma gestão sólida de portfólio de produtos ajudará a desenvolver mais e melhores iniciativas de inovação que se encaixem em sua estratégia de negócio em momentos de crise e fora dele.
Resumindo
As empresas podem permanecer fiéis à sua visão, ao mesmo tempo em que mostram que realmente se preocupam com seus clientes. As ações realizadas durante a crise podem ajudar a construir confiança e reforçar os valores da marca.
- Compartilhe:
